Subcribe And Share :

Twitter icon facebook icon Digg icon Technorati icon facebook icon Delicious icon More share social bookmark service

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Jornalistas: bolsas na Espanha


Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas Balboa. Nesta nona edição, a Fundação Diálogos, da Espanha, em colaboração com os meios de comunicação de Madri, oferece 20 vagas a jovens jornalistas ibero-americanos interessados em aprofundar conhecimentos sobre a história e a vida das instituições espanholas. A iniciativa pretende fomentar o conhecimento e o respeito mútuo entre os países da comunidade ibero-americana. As candidaturas podem ser realizadas até 15 de julho, pelo site www.programabalboa.com.

Para participar é preciso ser graduado em Comunicação, ter menos de 32 anos, ser natural de um dos países da comunidade ibero-americana, excluindo a União Européia, e atuar em meios de comunicação ou outras instituições da comunidade. Além disso, é necessário ter fluência no idioma espanhol comprovada por certificado do Instituto Cervantes.

Durante o processo de seleção, serão consideradas a formação acadêmica e a atuação profissional do jornalista. Fatores como expectativas pessoais e profissionais, capacidade de adaptação e de convívio social e referências também serão relevantes para a escolha dos beneficiados. Os selecionados receberão passagem de ida e volta desde a cidade de destino até Madri, seguro médico, seguro de vida e bolsa mensal de 1.000 euros.

O programa tem duração de seis meses e acontece, anualmente, entre os meses de fevereiro e julho. Ao todo, são 208 horas de aulas divididas em sessões intensivas de um dia por semana e 1.300 horas de trabalho prático.

O programa acadêmico é modular e está dividido da seguinte maneira:

* - História Contemporânea Espanhola: seus aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos.

* - Pensamento Político, Econômico e Social: vincular o pensamento político com a compreensão filosófica da realidade para fazer compreensível desde suas raízes intelectuais até a cultura atual.

* - Estrutura Econômica Espanhola e da União Européia: compreender os elementos básicos do sistema socioeconômico e as teorias principais que o articulam, com objetivo de formar juízo científico sobre os problemas econômicos e as medidas do governo.

* - Direito da Informação: habituar-se a observar, desde o ponto de vista das ciências jurídicas, o fenômeno da informação, o que implica desenrolar os problemas de justiça que existem nas relações informativas. Desenvolver o sentido de liberdade e a responsabilidade pessoal.

* - Estrutura da Informação Jornalística da Espanha: estudo comparativo da informação no âmbito ibero-americano e internacional. Análises das peculiaridades dos diferentes tipos de empresas e meios de informação espanhóis contemporâneos.

* - Análises comparativas dos meios de comunicação nos países ibero-americanos.

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do Programa Balboa.

By: Universia , via Estúrdio.

demo template blog and download free blogger template feature like magazine style, ads ready and seo friendly template blog
DheTemplate is galleries new free blogger template with a good design and layout include feature ready added for your blog. DheTemplate.com - NEW FREE BLOGGER TEMPLATE EVERYDAY !!

0 comentários:

Postar um comentário

Xeretando, heim?
Ótimo. Seja sempre bem vindo e volte sempre, inclusive para ler o que respondi, aqui mesmo.